O que é preciso para gerar energia solar para empresa?

Quando pensamos em energia solar, a primeira coisa que vem em nossa mente é a economia na conta de luz. De fato, esse é um dos fatores decisivos para a implantação, afinal, todo empreendedor deve se preocupar com as finanças!

De acordo com estudos do Portal da Indústria, 93% das empresas perceberam a elevação dos custos da energia elétrica nos últimos anos e 35% afirmaram que o impacto sob a produção foi significativo. Com um sistema de energia solar implantado, esse quadro muda de figura. A conta de luz pode ter uma redução enorme, passando de 90% em alguns casos. É realmente muita economia!

Um sistema sustentável também pode beneficiar a empresa de outras formas, como na fidelização de clientes que valorizam as práticas de preservação do meio ambiente, algo muito em alta nos dias de hoje. A sua empresa pode (e deve!) começar a desenvolver uma cultura de sustentabilidade!

Mas o que é preciso para gerar energia solar em uma empresa?

Para gerar energia solar em empresas é necessário a instalação de um sistema fotovoltaico conectado à rede, também chamado de sistema on-grid. Esse sistema funciona através de um kit com placas solares e outros equipamentos. Essa placa captará a luz sol para convertê-la em energia elétrica.

O sistema é interligado com a rede pública da distribuidora de energia, o que significa que toda energia excedente – não utilizada ao longo do dia – é enviada para a rede pública e dá direito a um crédito energético, um desconto com validade de até 60 meses. Exemplo: em determinado mês, o seu sistema solar produziu 700 kWh, mas a sua empresa consumiu somente 570 kWh. Então, 130 kWh são transformados em créditos que serão descontados nas próximas contas.

A energia produzida em excesso que não for compensada no local de origem pode ser utilizada para compensar o consumo de outros locais, desde que cadastrados para esse fim e atendidos pela mesma distribuidora de energia. O titular – CPF ou CNPJ – também precisa ser o mesmo! Ou seja, você pode gerar a energia em outro local, mas utilizá-la na sua empresa.

É dessa forma que você conseguirá uma enorme redução na conta de luz, pagando apenas a taxa mínima, que varia de acordo com o grupo no qual a sua empresa se encaixa. Para grandes empresas, pertencentes ao grupo A, o valor mínimo cobrado será igual ao da demanda contratada e estipulado na conta de energia. Para empresas menores, pertencentes ao grupo B, o valor mínimo cobrado será igual ao custo de disponibilidade da rede.

A instalação de um sistema de energia solar não é complicada, desde que seja feita por profissionais qualificados. É importante uma avaliação prévia do terreno ou da cobertura em que será instalado o sistema.

Os telhados não podem conter áreas de sombra geradas por edifícios vizinhos, pois precisam receber bastante luz ao longo do dia. Dependendo da demanda de energia que a sua empresa necessitar, também é preciso um espaço maior, para a instalação de mais placas solares. O tipo de solo e topografia do terreno também contam: áreas planas são mais indicadas. Tudo isso será avaliado por quem criar o seu projeto de energia sustentável.

Para a instalação ser feita, também é necessário que sua empresa passe por um processo de regulamentação, que envolve a aprovação do projeto e questões de homologação, de acordo com as resoluções normativas 482/12 e 687/15 da Aneel. Após esses passos, você estará liberado para utilizar a energia solar em sua empresa.

E aí, quer ter um negócio com maior estabilidade no fluxo de caixa, um grande retorno por investimento e credibilidade no quesito sustentável? Então, vamos instalar um sistema de energia solar! Conte com a gente! A Revitar do Brasil leva infraestrutura sustentável e tecnologias de eficiência energética para todo o país. Faça uma simulação com a nossa equipe. Entre em contato!

WeCreativez WhatsApp Support
👋 Olá, em que posso ajudar?