O que é preciso para vender energia solar

A energia solar, além de te fazer economizar, também pode ser uma fonte de renda! Isso mesmo, é possível ganhar dinheiro ao vender a energia gerada no seu terreno. Quer saber como? Nós vamos te contar!

O mercado da energia solar está em expansão! Cada dia mais, as pessoas buscam esta tecnologia como uma alternativa aos preços abusivos da conta de luz. Em 2020, somente no Rio Grande do Sul, o crescimento foi de 41,8%, segundo dados divulgados pelo G1.

Assim, investir em uma mini usina é uma certeza de retorno. Para começar, é preciso entender o que é uma fazenda solar e um condomínio solar fotovoltaico.

A fazenda solar corresponde a uma ampla área, que geralmente está localizada no campo, com uma instalação de vários painéis fotovoltaicos. Essa cadeia de painéis produz uma grande quantidade de energia que pode ser compartilhada com todas as pessoas que gostariam de usufruir desse tipo de energia limpa.

Assim, ambos ganham: o consumidor que não quer investir em um sistema próprio e quem vende a energia proveniente da fazenda solar.

Para que o sistema funcione, o local deve ser escolhido criteriosamente. É preciso um grande nível de incidência solar, já que as placas utilizam a luz sol e a convertem em energia elétrica por meio do efeito fotovoltaico.

Existem também algumas regras para a venda da energia. Atualmente, ela é possível por dois meios: através da participação de leilões regulados pela Aneel ou através do mercado livre de energia, um ambiente de contratação livre e independente que te permite negociar preços e preferências.

Para se enquadrar nesta última opção, você deve estar associado à Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e ter uma produção entre 500kW e 3MW. Para se associar, você deve ter a autorização para atuação nos temos previstos na Resolução Normativa nº 678/2015 e formalizar o pedido junto à Aneel.

E o condomínio solar? Esta é uma instalação que aceita o capital de vários investidores e fornece crédito de energia para os consumidores. Ela pode ser formatada via cooperativa ou consórcio.

Nos condomínios solares, o objetivo é gerar energia solar em um só local e obter créditos para os participantes, que serão compensados em suas contas de energia elétrica. Os participantes precisam estar na mesma cobertura da distribuidora de energia. Em resumo, o condomínio solar permite o compartilhamento da energia solar através da venda ou do aluguel de lotes.

Como foi possível perceber, para vender energia solar é preciso ter um terreno adequado e conhecimento sobre as alternativas disponíveis e as leis regulamentadoras. Depois, é só investir e ver o lucro do seu negócio!

Seja na montagem de uma fazenda solar ou na construção de um condomínio solar, você pode contar com a Revitar do Brasil! Através dos nossos agentes comerciais e de empresas credenciadas, levamos infraestrutura sustentável e tecnologias de eficiência energética para todo o país. Faça uma simulação com a nossa equipe. Entre em contato!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WeCreativez WhatsApp Support
👋 Olá, em que posso ajudar?